jul 29 2013

Garantia de Falha em Seu Pneu!

Published by at 18:15 under Segurança

http://www.motleyrvrepair.com/tire_failure.htm

By John Anderson1 (Fundador, A’Weigh We Go2)

Tradução Renato Zaccaron Gonzaga

          As vezes é preciso uma tragédia, para nos despertar para algo que realmente já sabiamos que deveriamos nos preocupar, mas nunca demos prioridade.

                  Afinal, as coisas ruins só acontecem com outras pessoas, certo?

                    Depois de 8 anos e de ter examinados mais de 10.000 Veículos de Recreação (RV), eu posso dizer com confiança que milhares de RV estão viajando pela estrada com pneus sobrecarregados, que podem falhar a qualquer momento, com resultados potencialmente catastróficos.

                             Será que este alarme sirva a você?

                             Espero que sim!

                         E, se a sua segurança não lhe diz respeito sobre o fato de que rodar ao longo  de  nossas rodovias com  um pneu inadequado para o seu RV é uma violação dos de nossas leis?

                             O que lhe diz respeito?

                            Será que o fato de que, membros da nossa família RV estão morrendo na rodovia, não acontecerá conosco?

                       A “RV Safety Education foundation”tem um programa de educação de segurança positiva, e não é o nosso estilo, nem intenção, de endossar ou condenar qualquer produto fabricado.

                        Nós realizamos nossos objetivos através da educação! Eu normalmente  não escrevo artigos “alarmantes”, mas às vezes me sinto muito frustrado quando nossa mensagem parece não estar sendo recebida, e quando estamos de posse de informações que podem não só salvar vidas, mas podem prever a perda de vida!

                          Nosso objetivo é assegurar que os proprietários RV entendam a limitação de carga do pneu e verifique que o seu equipamento é dirigido com segurança. Eu reconheço que nem todo mundo tem a oportunidade de participar de um Seminário de Segurança A’Weigh We Go, então vamos rever os conceitos básicos.

                     Pneus, como tudo  o  mais que  é  fabricado são projetados  para  operar com  uma  carga específica: nós chamamos isso de pneu de carga. Na parede lateral dos pneus você vai encontrar uma classificação para uma única aplicação (dianteiros de seu caminhão / motor-home ) e classificação pneu duplo (as rodas motrizes). Esta classificação é acompanhada por uma calibragem de utilização, que se utilizada, lhe dará a classificação declarada no pneu. Isso não quer dizer que esta pressão é a correta para o seu RV!

                    A calibragem deve ser definida com base na carga transportada pelo pneu, se  você  deseja alcançar uma ótima vida e desempenho de seus pneus. Cada fabricante de pneus publica uma tabela de CARGA / Calibragem3 de seus produtos, o que nos fornece esta informação crítica.

tabela Michelin

Tabela do Michelin 365/85R20 LRJ XZL

http://www.michelintruck.com/michelintruck/tires-retreads/load-inflation-tables.jsp

                        Eu suspeito que a maioria dos proprietários de RV já entendeu a informação básica, mas onde eu acredito que a mensagem está sendo perdida, é na maneira em como usamos essas tabelas.

                            Precisamos reconhecer que um RV não é construídos de forma simétrica!

                           Ou nos mais de 10.000 RV que examinei, nunca foram carregados igualmente, em ambos os lados!

                           Pense nisso: você não acreditaria!

                        Temos “slide out”, geradores, congeladores, tanques de retenção, de combustível e tanques de água. A lista vai aumentando…

                    A única maneira de avaliar corretamente um RV para garantir que você está dentro de suas especificações de seu pneus é PESAR SUA CARGA POR RODA!

                       Depois de ter feito isso, agora você pode calibrar os seus pneus. Se a carga for maior que  a  capacidade máxima indicada na parede lateral, você deve corrigir a situação, quer reduzindo a carga sobre o pneu (descarregando ou redistribuindo o peso no RV) ou atualizando os seus pneus para uma maior capacidade de carga. Pneus vêm com muitas escalas diferentes de carga, por isso pode ser possível mudar para uma classificação mais elevada devido a carga do pneu mantendo o mesmo tamanho, mas não se esqueça: não ultrapasse a classificação de carga da roda!

                          Se você mudar o tamanho do pneu, certifique-se de consultar com um especialista do setor, para garantir uma montagem adequada e manter a compatibilidade com o veículo (em alguns casos é necessário solicitar uma Autorização ao Detran, depois levar o veículo no Inmetro e retornar ao Detran para registrar seu Certificado de Segurança Veicular)3.

                            Esteja certo  de   que  você  tem  a  tabela  de  carga / calibragem  correta  para  o  fabricante  do pneu!

                           Fabricantes de pneus diferentes usam especificação diferente! Por exemplo, você não pode usar uma tabela Michelin para a maioria dos tamanhos maiores do que 16 polegadas para outros fabricantes de pneus.

                          Se o tamanho dos pneus, e os dados sobre a extrema-direita da tabela  para  sua  faixa  de  carga  coincidem com a informação da parede lateral do pneu, então você tem a tabela correta.

                   Encontre  a  carga que você pesou na linha aplicável, “dual” ou “single”, e  verifique qual a  pressão  de enchimento mínimo correspondente para a carga. Como o peso de seu RV varia considerando o combustível, mantimentos, de água, etc, é importante que você pese sua unidade em sua configuração mais pesada, ou como você normalmente viaja. Uma vez que as tabelas de calibragem nos darão a mínima pressão para transportar a carga, sugerimos que você se mova para a direita uma coluna, ou 5 psi, para dar ao seu pneu uma margem de segurança. Nós normalmente recomendamos que todos os pneus do trailer sejam ajustado para o valor da pressão indicado na parede lateral, devido às cargas mais elevadas que resultam de balanço do trailer.

                        O “Tire & RIM Manual Association” indica que podemos inflar os pneus 10 psi acima da pressão indicada na parede lateral para o caminhões Leves e em 20 psi acima para pneus de caminhões e ônibus, desde que isto não aumente a classificação do pneu, mas simplesmente ajuda-los a rodar mais frios.

                         Se você verificar que  a  sua carga  excede  a  classificação da tabela, trate a causa, SEU EXCESSO DE PESO!   Não tente compensar este esforço na capacidade dos seus pneus.

                   Pode-se esperar encontrar uma carga diferente em cada lado do eixo. É importante que todos os pneus no mesmo eixo possam ser ajustados com a MESMA pressão, COM BASE NO LADO MAIS PESADO! Se isso resultar em um pneus extremamente mais cheio de um lado, você deve corrigir a situação, equilibrando o peso em seu RV.

                    Um pneu inflado em excesso tem reduzido sua área de  contato  com  a  estrada, e pode  resultar  em  uma frenagem insatisfatória, principalmente em piso molhado e um desgaste excessivo na faixa central da banda de rodagem. 

                   Se você não conseguir configurar o seu RV para que ele não ultrapasse a classificação dos pneus, entre em contato com seu fornecedor ou fabricante imediatamente e peça ajuda.

                         O que não se quer é a sua segurança em risco, mas lembre-se, sua segurança é sua responsabilidade!

                    Este procedimento de ponderação e determinação da  pressão de calibragem dos pneus  é  importante  para todos os RV, mas extremamente importante para motor-homes com CHASSIS DE SUSPENSÃO A AR, nossos dados indicam que 11 por cento de todos os motor-homes examinados não excederam sua classificação de eixo, o que significa que você não iria detectar a sobrecarga do pneu nas balanças rodoviárias, que efetuam a pesagem por eixo. No entanto, quase 50 por cento de alguns modelos de motor-homes com suspensão a ar excederam a classificação dos pneus, sem ultrapassar sua classificação de eixo e não é incomum para nós encontrar pneus que ultrapassem a sua relação em mais de 450 quilos! Devido a isto podemos garantir você terá uma falha em seu pneu!

                   Se você tem um motor-home com suspensão a ar e nunca o pesou individualmente por roda, exorto-vos a fazê-lo imediatamente. O risco é imenso e não faça outra viagem sem verificar a sua segurança.

                         Um outro aspecto de segurança dos pneus: Pneus não duram para sempre!

                    Nós nunca nos preocupamos com a idade de nossos pneus de automóveis de passageiros, porque depois de aproximadamente 3 anos o mesmo está desgastado, e os trocamos. Mas no mundo dos RV, é comum encontrarmos pneus que possuem, talvez, 10 anos de idade com menos de 50.000 quilômetros rodados, de modo que a banda de rodagem do pneu parece estar boa, mas o proprietário experimenta frequentes problemas em seus pneus, e, claro, culpa o nome do fabricante gravado na parede lateral pela construção defeituosa do pneus. Nós não podemos dizer exatamente quanto tempo um pneu vai durar, porque há tantas variáveis que afetam o envelhecimento da sua carcaça, mas sabemos que, baseados em estatísticas, que a expectativa de vida da carcaça de um pneu rodando em um RV é de 5 a 7 anos.

                     De facto, é importante notar o envelhecimento dos pneus, é mais rápido quando não é muito utilizado! Os pneus são projetados para rodar, aquecer, e liberar produtos químicos anti intempéries que ajudam a manter o pneu flexível e resistir ao envelhecimento.

                   No mundo dos RV, frequentemente seus pneus são sujeitos ao  pior cenário, nós  os  paramos  por  uma temporada no sol e ao ozônio, em seguida, saímos a correr pelas rodovias em velocidades acima de 65 quilômetros por hora, então estacionamos novamente por alguns meses, etc, criando um ciclo de trabalho extremo.

                 Cada proprietário RV deve saber a idade dos pneus do seu equipamento e estar alerta para os sinais de envelhecimento. O Departamento de Transportes (DOT) exige que cada pneu possua marcado na parede lateral o seu “aniversário”, ou quando ele estava no molde. Encontre uma sequência de números e letras que começam com “DOT” na parede lateral. É somente em um dos lados do pneu, então você pode ter que rastejar por baixo para vê-lo. No final da cadeia você encontrará três números, os dois primeiros indicam a semana do calendário, começando com “01″ a primeira semana de janeiro. O terceiro número é o ano, portanto, um “089″ pode indicar que o pneu nasceu a 8ª semana de 1999. Infelizmente, nem todos os fabricantes nos fornecem a década, de modo que este pneu pode ser um 1999 ou um 1989. Você precisa ter algum conhecimento de quando os pneus foram instalados. A Michelin fornece um indicador de década, se você ver uma pequena seta logo após o último dígito 9, é um pneu de 1999. Felizmente, o governo achou por bem resolver essa confusão no novo milênio, para que os pneus construídos agora tenham quatro dígitos, dois para a semana e dois para o ano. Tenha certeza que você sabe a idade dos seus pneus, e não arrisque sua segurança por uns poucos dólares (em relação a um acidente), um novo conjunto de pneus vai custar caro.

                      A “Recreational Vehicle Safety Education Foundation”  (RVSEF)  é  uma  organização  sem  fins lucrativos dedicada à segurança do veículo recreativo. A RVSEV mantém conferências de educação sobre direção segura e traz segurança aos proprietários de RV através de seminários realizados em encontros de caravanismo, shows de revendedores e eventos do setor. A RVSEF existe unicamente através do apoio da indústria. Você pode encontrar nossos eventos programados em nosso web site em www.rvsafety.com, no facebook, ou através de e-mail staff@rvsafety.com. Eles publicam um Programa de Treinamento de Segurança abrangente, que é vendido por US$ 24,95 mais despesas de correio, o manual contém todas as informações que a RVSEF usa em seus seminários de segurança, e descreve como pesar o seu equipamento por roda individual. Uma forma para efetuar esta pesagem pode ser encontrado no Programa de Formação de RVSEF.

                             Este artigo não se destina a ser um discurso de vendas para RVSEF, mas para disseminar a informação, por isso peço-lhe para encontrar um lugar para pesar o seu equipamento adequadamente e, usar os dados para verificar a sua segurança.

Nota do Editor: RVSEF começou como a A’Pesar We Go (AWWG) em 1993 como um programa pesando RV, incluindo seminários sobre o peso RV e segurança dos pneus. RVSEF agora é dedicado a todas as áreas da Segurança de RV.

1.John Anderson é presidente da A’Weigh We Go, um Programa de Segurança para RV projetado para ajudar a indústria, consumidores, fabricantes, distribuidores e fornecedores de RV, a resolver o problema de sobrecarga. John usa de suas três equipes: Curt & Carole Peircey, Neil & Pat Lekander e Walter & Amy Cannon para realizar seminários sobre segurança e peso e para RV em de 70 eventos a cada ano, em todo os Estados Unidos e parte do Canadá.

2.A’Weigh We Go é a autoridade reconhecida da RV Weigh & Tire sobre problemas de pneus, e disponível para consulta aos proprietários de trailers e compradores de RV, sem nenhum custo. A’Weigh We Go é patrocinada por: Michelin Tire, Dexter Axle, Atwood Mobile Products, RV America on Line, Tekonsha Engineering, MOR/ryde, Farm & city Insurance, GPI Corp., Ford Motor Corp., Tire Guard, SmarTire USA, Freightliner custom chassis, ipd Corp., Tenneco Automotive (Monroe), Blue OX Products, and Trailer Saver 5th wheel hitches , essas empresas tornam possível para a A’Weigh trazer seus serviços para a comunidade de RV.

3. Nota inserida pelo Tradutor.

 

 

 

 

 

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