fev 16 2013

Rádios para Motor Home

Published by at 17:59 under Rádio

Portátil

Quando falamos em uma estação portátil, normalmente estamos nos referindo ao popular HT (handie-talk - ATENÇÃO – não confundir com os TALK-ABOUT da Motorola)… É uma opção barata, e bastante útil quando se vai para uma caminhada, ou quando não temos condições de operar uma estação fixa ou em um carro, por exemplo.

É também uma espécia de \”equipamento de entrada\”, pois pelo seu custo e simplicidade, muitos radioamadores iniciantes optam por esse tipo de equipamento.

Pela potência (tipicamente 5 W) e por serem equipamento notadamente para VHF (alguns também atuam em UHF, e raros – como o FT-817D da YAESU – operam nas faixas de HF), acabam por ter alcance LOCAL.

As opções são variadas e uma consulta às boas casas do ramo (parece comercial antigo) e a fóruns e listas radioamadores, ou mesmo uma conversa na reunião do seu clube, pode orientar melhor sobre QUAL MODELO escolher.

Se você que saber as características de um modelo em particular, pode visitar o site RIGPIX (RIG é como são conhecidos os equipamentos de radioamador, nos EUA) e buscando pelo modelo desejado, teremos a foto e a descrição das principais características do equipamento. Normalmente, as características mais importantes (depende muito do tipo de operação) são a autonomia da bateria, o peso e o volume do HT.


Móvel

Por móvel, vamos entender que são aqueles equipamento que serão instalados em carros, traillers, barcos, ou (como alguns chamam) plataformas móveis.

Até algum tempo, quando falávamos em operações móveis, nos referíamos a VHF ou UHF. Com o avanço da tecnologia (a miniaturização dos componentes e a \”digitalização\”) os equipamentos que também cobrem as faixas (ou bandas) de HF, se tornaram mais acessíveis e comuns. Equipamentos \”tudo-em-um\” são muito comuns hoje.

A escolha dependerá de muitos fatores. Assim a existência ou não de um painél que possa ser \”separado\” do corpo do equipamento pode ser um fator importante. As bandas atendidas e outros opcionais (como acopladores, antenas disponíveis) devem ser levados em consideração.

É claro que todas estas opções vão ditar \”diretamente\” o custo de nossas escolhas.

Assim, se a operação em HF móvel não é primordial, ou interessante, a escolha de um equipamento que cubra as faixas de VHF ou de UHF pode ser bem mais acessível.

Os equipamentos desta categoria podem ser utilizados, indistintivamente como \”Móveis\” ou como \”Base\”.

-or PY3RSM Roberto Sosinski Martins

No responses yet

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply