ago 24 2013

Reportagem Folha Patrulhense, 13 de Junho 2013 – Santo Antonio

Published by at 21:06 under Reportagens

20 ‑ Folha Patrulhense G E R A L Quinta-feira, 13 de junho de 2013

sto Antonio

Cerca de 150 “motor homes” acamparam no Parque do Sindicato Rural, em Barro Vermelho, como parte de um encontro de adeptos do turismo sobre rodas, onde os protagonistas levam uma verdadeira casa ambulante.

Integrantes da Associação Gaúcha de Proprietários de Veículos de Recreação, com o nome fantasia Rancho Móvel, os 478 sócios participam de 8 a 10 encontros anuais por várias cidades gaúchas, brasileiras e estrangeiras (Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile). O número em Santo Antônio foi bem menor, uma vez que o Parque não tem infra estrutura necessária para abrigar os cerca de 3 mil veículos desse porte existentes no Estado, pesando, cada um, cerca de 8 toneladas.

Untitled-1

►Apoio da Prefeitura

Em Santo Antônio da Patrulha, eles tiveram todo o apoio da Prefeitura Municipal e cumpriram programação desde segunda-feira, indo embora no domingo (9). Sábado à noite, houve baile em Esquina dos Morros. Ainda no sábado à tarde (8) tiveram baile caipira, já que o tema dessa viagem foi Festa Junina. Para o mês que vem, conforme o presidente Roberto Sosinski, o endereço é Flores da Cunha, com o Festival do Queijo e do Vinho.

Em cada local onde acampam, buscam comprar praticamente tudo no município que os acolhe, além da contratação de shows, buffet, dentre outros, o que representa bom retorno financeiro para o município.

►Amizades

Um dos grandes benefícios são as amizades que são feitas entre os aficionados dessa odalidade turística. É como se fosse uma grande família. E nos locais onde promovem os encontros, o município lucra com retorno financeiro e o comércio também.

►Guazzeli

O presidente da Associação credita ao ex-governador Sinval Guazzelli o maior incentivador do turismo em campings.

Assim, várias áreas surgiram na época com essa finalidade no Estado. Mas de lá para cá, o incentivo passou a ser para a rede hoteleira, o que não é utilizado pela associação, já que tem a própria casa ambulante para pernoitar.

►Nelson Samambaia

Roberto faz questão de destacar a figura de Nelson Samambaia e esposa Naira como grandes motivadores para o encontro de Santo Antônio da Patrulha.

►Incremento ao turismo

Outra sugestão que ele deixa ao Poder Público é a do incremento à atividade turística, por destacar a importância de se motivar ainda mais os empreendedores locais a explorar essa modalidade de turismo sem chaminé. E sugere também melhores condições de infra estrutura porque no ano que vem eles vão voltar. Ele dá inclusive a idéia de formação de parcerias para transformar o parque do Sindicato Rural em um centro de eventos, com pistas de atletismo, etc.

“Santo Antônio é uma cidade estratégica e por isso também sugerimos o estabelecimento de um estacionamento para motor home, por ser local em que eles poderão ficar estacionados para melhor facilidade de deslocamento quando dos encontros da Associação em outros municípios, já que os roteiros são projetados com paradas ao longo do percurso”.

O prefeito Paulo Bier se mostra simpático à idéia de incremento ao turismo local.

O presidente da Associação disse que pequenos produtores estiveram num dos dias da semana no parque, mas lamentavelmente muitos haviam saído para visitar a cidade. Se for definido um cronograma específico para essas atividades turísticas, os pequenos produtores poderiam até mesmo ter um ponto de vendas de produtos da terra permanentemente no parque durante esses eventos.

►Próximos encontros

O próximo encontro será em Flores da Cunha com o tema “Festival de Queijos e de Vinhos”. Depois, Santa Cruz do Sul com as Olimpíadas do Rancho Móvel com uma série de disputas. Após, no Parque de Rodeios em Osório.

Folha Patrulhense

No responses yet

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply