fev 17 2013

SEGURANÇA NOS ENCONTROS

Published by at 11:02 under Segurança

Texto Recuperado do Grupo Amigos do Caravanismo

Amigos do Rancho Móvel

Primeiramente estamos muito satisfeitos em participar deste maravilhoso grupo.

Gostaria de abordar um assunto que talvez já tenha sido comentado, de qualquer forma em nossa última participação em encontro, constatei um fato com certa preocupação.

Talvez por pertencer a um grupo de motociclismo, tenha uma preocupação maior com segurança de forma a nunca descartar o pouco provável.

Pois me refiro à forma de estacionarmos os veículos em encontros. Temos que preocuparmo-nos em deixar espaço suficiente para retirarmos os carros (MH) de forma segura e ordenada em caso de emergência.

Uma análise bastante simples de fatores de risco que envolve nosso hobby quando estacionados, começa com as diversas tomadas ligadas a uma única fonte de energia, o ar condicionando ( também responsável por incêndios em prédios de alvenaria), botijões de gás e também aquecedores a gás ou elétricos portáteis.

Além destes fatores, as instalações e equipamentos dos próprios veículos, que por vezes encontra-se em mau estado. Disjuntores com defeito, fios desencapados ou inapropriados, emendados, flechas e tomadas com defeito ou inadequadas.

Embora  tudo possa estar perfeito em um veículo, não podemos descartar uma possibilidade de incêndio, seja por qual motivo for.

E neste momento a forma de como os veículos estão estacionados, é da maior importância.

Tem que haver condições de se evacuarem os veículos imediatamente vizinhos ao em princípio de incêndio. E a preocupação maior é com vidas.

Imaginem em uma situação de incêndio, carros lado a lado, cercados por outros carros e sem condições de se movimentarem. O pânico se instala….

No último encontro, com duas fotos modificadas, a situação era esta, sendo que até para passar com uma moto no meio dos veículos estava difícil (isto ocorreu em determinado ponto com aproximadamente 20 carros).

 

pandolfo2 pandolfo1

Desta forma, primeiramente a consciência de cada caravanista tem que prevalecer.

Se determinado caravanista quer ficar próximo de um ou mais amigos, deve combinar de chegarem e estacionarem juntos,  em ordem. Chegar depois e trancar outros carros para ficar próximo de amigos não está correto. Nesta área entendo que o Diretor de Camping tem que atuar, ou na sua falta os próprios caravanistas cobrarem este cuidado entre si.

Fica pois a sugestão de buscarmos este entendimento de forma coletiva, procurando preservar a segurança de nossos veículos, de nossas vidas e de quem nos cerca, nossos parques e a também nossa imagem como grupo organizado.

Fraternalmente

Pandolfo

Algumas imagens:

http://youtu.be/DTOqaxfc6tc

Alguns links:

MH – Estacionamentos – Incêndio

Vazio e Impotênte

No responses yet

Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply